terça-feira, 16 de março de 2010

Projeto Alimentação

Descrição:
O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema.
Duração:
De acordo com o seu tempo (mais ou menos 2 meses)
Destinado aos alunos de Educação Infantil.
Justificativa:
A fome será, provavelmente, o maior problema político e moral que as crianças deverão enfrentar como lideres de seus pais no futuro. No Brasil, a fome é uma questão para ser discutida na escola. E a discussão começa pela situação de vida dos alunos e seus direitos e deveres como cidadãos.As crianças precisão conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo. Esse papel cabe aos educadores, que devem preparar seus alunos para a construção de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente.
Objetivos:
• Incentivar aos bons hábitos alimentares;
•Identificar as preferências alimentar dos alunos;
• Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
• Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
Procedimentos:
Será desenvolvido em 12 aulas assim distribuídas:
1ª aula: Assunto - FrutasSalada de frutas para degustação
Pintura à dedo. Contagem de frutas, cores, tamanho
2ª aula: Assunto - Verduras Confecção de carimbos com batata.
Explorar com s verduras cores e texturas
3ª aula: Assunto - Legumes
Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata. Colagem com papel camurça.
4ª aula: Assunto: Rótulos
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
5ª aula: Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos
Montar uma horta na escola
Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimento. Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
Fazer a degustação de tomate, alface, cenoura.
Atividades de desenho.
6ª aula: Assunto - Vitaminas
Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.
Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.
7ª aula: Alimentos não - saudáveis
Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação. Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários no blocãoExemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
8ª aula: Assunto - Derivados do Leite
Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentosUtilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.
9ª aula: Assuntos - Cereais e Massas
Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.
10ª aula: Assunto - Higiene Pessoal
Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde.
11ª aula: Assunto - Alimentação Saudável
Apresentação de teatro de fantochesMostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.
12ª aula: Assunto - Lanche Gostoso
Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivoComplementaçãoNo projeto sobre alimentação pode-se fazer a leitura do livro sanduíche da Maricota e depois fizemos o sanduíche na sala.Livro Amanda no país das vitaminas, muito bom, do livro você pode explorar muitas coisas, também fazer um teatro "Amanda do país das vitaminas " e adotar um cardápio semanal onde os alunos ajudam a escolher o lanche(saudável) da semana.Para finalizar...Amigo secreto de frutas também é muito legal!!!Para os maiores, vale a confecção de um cartão contendo uma pesquisa rápida de todos os nutrientes encontrados na fruta e seus benefícios à saúde.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade 01 - Sondagem - Na rodinha, conversamos sobre o que os alunos conheciam e praticavam diariamente em relação aos hábitos alimentares
Atividade 02 - Acompanhamos e cuidamos das sementes de feijão plantadas num copinho plástico.
Atividade 03 - Após a visualização de um mapa do corpo humano, desenhamos o contorno do corpo de um aluno num cartaz e colocamos dentro, em forma de desenho, o aparelho digestivo (para entender o processo digestivo).
Atividade 04 - Pesquisamos tipos de alimentos e montamos um mural, classificando-os em frutas, legumes, salgados e doces.
Atividade 05 - Trabalhamos com os jornais de propaganda dos vários supermercados da cidade, conhecendo os produtos procedentes dos animais e das plantas. Esta atividade suscitou a comparação dos preços dos alimentos.
Atividade 06 - Através da brincadeira simbólica, simulamos a rotina cronológica das refeições.
Atividade 07 - Fizemos saladas de frutas, vitaminas, cozinhamos legumes e verduras, aproveitando a oportunidade que a influência do grupo proporciona para que todos experimentem e conheçam os tipos de alimentos.
Atividade 08 - Realizamos um levantamento na biblioteca escolar para verificar quantos autores estavam à nossa disposição para o estudo do tema. Quantos livrinhos de história temos?
Atividade 09 - As crianças trouxeram várias frutas e montamos uma feirinha. Com dinheiro confeccionado de papel, cada aluno foi à feira e comprou a fruta que gostaria de comer.
Atividade 10 - Toda essa exploração do assunto, resultou na montagem de uma horta. A idéia encantou pais e alunos, todos contribuíram trazendo o material necessário.
AVALIAÇÃO: Percebemos que esse projeto teve proporções muito maiores do que imaginávamos. Algumas crianças tiveram a oportunidade de experimentar alguns tipos de alimentos pela primeira vez e para nossa surpresa gostaram muito.


OBS: Desconheço o autor deste projeto, recebi de uma colega da Internet.Se este projeto for de sua autoria por favor me avise pra que eu dê os devidos creditos ok?????

Nenhum comentário: