quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Projeto “Meios de transporte e trânsito: Educação é a solução!”

Data: Setembro/2009

Clientela: 3º Ano -

Professora: Alessandra Spezanes

Cronograma: Um mês

Justificativa:
Faz-se necessário que os alunos conheçam a importância dos meios de transporte em nossa vida e se conscientizem para a educação no trânsito. Muitos acidentes poderiam ser evitados se valorizássemos mais a criança e se conseguíssemos fazer com que desde pequenos compreendam e respeitem as regras de trânsito, pois estamos formando nossos futuros motoristas e somente a educação dos mesmos pode melhorar o grave problema enfrentado todos os dias no trânsito de nossas cidades.
Dar condições, através da aprendizagem, aos menores e seus responsáveis, de efetuarem deslocamentos seguros no meio circulante, são informações necessárias para o exercício da cidadania, pois despertam nas crianças o respeito às normas básicas de circulação. Esses recursos podem contribuir muito para o desenvolvimento de futuros cidadãos mais responsáveis e cientes de sua contribuição na vida da sociedade.

Objetivos:
• Identificar a origem dos meios de transporte;
• Reconhecer os agentes da circulação (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros) e a responsabilidade de cada um na divisão e na organização do espaço viário;
• Conscientizar os alunos sobre a importância de todos os meios de transporte;
• Assumir atitudes cidadãs na circulação, moldadas pela ética, pela solidariedade e pelo respeito;
• Adotar novos comportamentos que eliminem ou minimizem os riscos enfrentados diariamente de maneira saudável e consciente;
• Definir a circulação desejada para o pedestre e usuário dos transportes coletivos;
• Valorizar as contribuições dos profissionais que trabalham na área de trânsito;
• Compreender as relações sociais na circulação identificando direitos e deveres em cada papel;

• Conhecer os meios de transporte e locomoção, suas diferenças e semelhanças,;
• Conhecer os meios de transportes antigos;
• Conhecer e interpretar as sinalizações básicas, a infra-estrutura e a organização do sistema de trânsito tornando essas informações funcionais e significativas na conquista de maior segurança no seu dia a dia.
Desenvolvimento:

* Perguntar aos alunos o que sabem sobre os meios de transporte e sobre o transito;
* Contar a história sobre a necessidade de se inventar os primeiros meios de transporte;
* Pesquisa sobre os meios de transporte;
* Trabalhar o significado das placas e dos sinais de transito;
* Confeccionar alguns meios de transporte com sucata;
* Cartaz: Meios de transporte antigos e atuais;
* Explorar a utilidade de cada transporte;
* Simular o transito de uma cidade e brincando aprender sobre as regras de circulação;
* Listar os problemas que nossa cidade enfrenta com o transito;
* Elaborar uma cartilha de conscientização para educação no transito;
* Poesias sobre o trânsito e meios de transporte;
* Trabalhar com atividades em folha;
* Trabalhar atividades do livro;

Culminância:

*Passeio ao batalhão da Polícia Militar.


* Criança também faz arte! Dia 30/09 a partir das 15h.
Ao final do projeto os alunos irão se expressar artisticamente em oficinas sobre o assunto estudado.


Recursos utilizados:
Revistas, tinta, folhas de atividades, livros, cola, tesoura, pincel, giz de cera, lápis de cor, papéis coloridos, gravuras de revistas, placas e sinais de transito de madeira, livrinho do código de trânsito.