terça-feira, 16 de junho de 2009

Projeto Meio Ambiente, O planeta pede socorro!

Data: Junho /2009

Clientela: 3º Ano -

Professora: Alessandra Spezanes

Cronograma: Um mês

Justificativa:
Na medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja, uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres.
Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros.Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a a retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele.
O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa. Se for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.
Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica pelos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos alunos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida daquilo que conhece e ama. E mais do que ensinar a criança a não poluir é educá-la, para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece.
Como nos dias de hoje estamos sempre com pouco tempo para realizar todas as tarefas que precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo dedicado a cuidar da boa alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam novos meios de “facilitar” nossa vida, fabricando produtos em embalagens descartáveis que consomem matéria – prima e arrasam a natureza, cabe ao educador despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.

Objetivo Geral:
O principal objetivo deste projeto é conscientizar os alunos sobre a importância das atitudes individuais para o futuro do planeta. Mostrar que se cada um fizer a sua parte, estará ajudando para um mundo melhor. Provar que o uso dos “três erres” é vital para um planejamento sustentável.

Objetivos:

• Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
• Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;
• Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
• Identificar a necessidade real de extrair elementos da natureza da ganância destrutiva, a fim de preservar o meio ambiente;
• Valorizar a diversidade ambiental;
• Identificar-se como parte integrante e importante na formação do meio ambiente;
• Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
• Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
• Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
• Conhecer de que recursos da natureza são feitos os materiais, como o plástico, o vidro, o papel e o metal.
• Apreciar a natureza que nos rodeia.


Desenvolvimento:

1ª semana: Introdução do projeto/ Problemas que afetam o Planeta Terra


* O professor fará uma proposta para a sala:
Vamos reciclar?
Neste momento observar a reação de todos. Deixar que perguntem o quiserem e avaliar o interesse da turma sobre o assunto.

Após este primeiro momento introduzir o tema do projeto e falar sobre tudo que vamos estudar, estimulando os alunos quererem conhecer mais sobre o meio ambiente contribuindo para que nosso planeta seja um lugar melhor para se viver.

* Assistir o vídeo: SOS O Planeta pede vida!

http://www.youtube.com/watch?v=5JCj2H2Olbc


Problemas que afetam nosso planeta
É importante falar sobre os desmatamentos, queimadas e atos de vandalismo na natureza, como poluição do solo e da água e despertar na criança a consciência de preservação, indo além do não poluir, mas chamando atenção para atitudes erradas de quem ainda precisa de ajuda. Já existem empresas que se preocupam com isto e produzem peças com madeiras “reflorestadas”;
Alguns plantas são cultivadas e crescem com o uso de agrotóxico, que é semelhante ao remédio que tomamos quando estamos doentes, só que mais forte. Mostrar para as crianças a importância de consumir alimentos limpos.

* Texto informativo e conversa sobre o assunto;
* Atividades em folha;
* Confecção de cartazes;


2ªsemana: Água
Onde encontramos?
Para que utilizamos?
De que formas podemos encontrá-la? (os estados)
Conseqüências de sua poluição

* Textos informativos
* Atividades em folha e no caderno
* Conscientização contra o desperdício e pela preservação.
* Fiscal da água: Cada dia um aluno ficará responsável pela fiscalização de como os colegas estão utilização a água na escola.

3ªsemana: Lixo
O que é lixo?
Tipos de lixo ( seco e orgânico) e sua separação
Lixo tóxico e conseqüências
Coleta de lixo e armazenamento

4ª semana: O plástico/ Os três “ erres”

De onde vem o plástico?
Como é fabricado?
Quais são os prejuízos ao meio ambiente?
O que podemos fazer para mudar a situação do plástico jogado no meio ambiente?

O plástico em geral é um material produzido a partir do petróleo. Como assim? O petróleo é composto de material orgânico, de cadeias de carbono de tamanhos diferentes. Quanto menor a cadeia, menos denso é o material. Por exemplo, a menor cadeia carbônica é o metano (1 carbono), que é um gás. Também tem oetano (2 carbonos), propano (3 carbonos) e o butano (4 carbonos), todos gases, usados por exemplo como gás de cozinha. A partir daí com o aumento da cadeia vai aumentando a densidade a ponto de se tornar líquido (gasolina, querosene, óleo diesel, asfalto). Com cadeias de centenas ou milhares de carbonos o material se torna sólido, e com os tratamentos corretos que modificam a estrutura e composição da cadeia, se obtém os POLÍMEROS, mais conhecidos como plásticos

Os três “erres”
Usa-se muito o termo dos ‘três erres” quando se fala em desenvolvimento sustentável, que seriam:
1º “erre”: redução
2º “erre”: reutilização
3º “erre”: reciclagem

* Trabalhar com textos informativos;
* Atividades em folha;
* Reaproveitamento de matérias plásticos ( confeccionar brinquedos ou objetos com sucatas)
* Conscientização para a sustentabilidade.

5ª semana:Reciclagem
O que é reciclagem?
Quais matérias podemos reciclar?
Por que devemos reciclar?
Conscientização

* Textos informativos
* Confecção de cartazes
* Atividades em folha e no caderno
* Confeccionar bases para coleta seletiva
* Reciclar papel
* Criança também faz arte! Dia 03/07 a partir das 15h00min
Ao final do projeto os alunos irão se expressar artisticamente em oficinas sobre o assunto estudado.

Culminância: Visita a EBMA.

Recursos utilizados:
Revistas, tinta, folhas xerocadas com atividades, vídeos, livros, cola, tesoura, sucata, pincel, giz de cera, músicas, lápis de cor, papéis coloridos, retalhos de papel, bacia grande, peneira e pano limpo.