quinta-feira, 19 de março de 2009

Projeto “No mundo do faz-de-conta!”

Data: Abril /2009

Clientela: 3º Ano -

Professora: Alessandra Spezanes

Cronograma: Um mês

Justificativa:
Considerando-se que desde a mais tenra idade, a literatura constitui em um meio precioso de ampliar o horizonte da criança e aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca, fez-se necessário a implantação do Projeto “No mundo do faz-de-conta”, a fim de despertar na criança o prazer pela leitura e para que futuramente ela adquira o hábito de ler, enriquecendo seu vocabulário e sua imaginação, dessa forma desenvolvendo habilidades e competências.

Faz -de-conta
Basta dizer esta palavra,
tão íntima e amiga,
e ganhamos asas
e tudo era uma vez.
Tudo vira só sonho e magia.

Dizer FAZ-DE-CONTA
é como se dissesse
ABRACADABRA
e se entregasse à fantasia.
Elias José

Objetivos:

• Proporcionar situações em que as crianças descubram o sentido do texto, nos mais diversos elementos, como nas figuras que os acompanham, em seus conhecimentos prévios sobre o assunto;
• Incentivar a criatividade, a curiosidade e a imaginação, desenvolvendo a auto-estima.
• Desenvolver a linguagem e a expressão corporal através da representação de diferentes situações;
• Proporcionar ao educando o contato com aulas dinâmicas e prazerosas.
• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;
• Expandir a capacidade de criação, atenção e comunicação;
• Enriquecer o vocabulário, através da literatura infantil, favorecendo a socialização, a compreensão de fatos e relatos;
• Desenvolver a observação, a memória, a expressão oral e escrita para ser capaz de interpretar, contar e compor histórias.
• Despertar o hábito da leitura e o correto manuseio das obras.
• Conhecer e apreciar os diversos tipos de histórias infantis.
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Conhecer o significado da Páscoa, seus símbolos e histórias relacionadas ao tema.
• Conhecer os costumes indígenas e suas lendas.


Desenvolvimento:

1ª semana: Clássicos Infantis

* Num primeiro momento conversar com as crianças sobre os diferentes tipos de portadores literários: Livros de literatura, textos de revistas e jornais, histórias em quadrinhos, poesias, lendas, clássicos, fábulas, teatro de fantoches, histórias contadas, histórias dramatizadas etc.
* Realizar uma pesquisa para conhecer quais os contos de fadas que mais interessam à turma. Fazer um gráfico com estes dados
* A partir do interesse da turma planejar cinco clássicos infantis que serão trabalhadas ao longo da semana, um a cada dia.
* Ao contar as histórias usar voz expressiva, animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, imitando e inventando vozes para cada um dos personagens. A professora usa algum adereço que lembre um personagem da história.
* Para cada história contada haverá uma atividade especifica. Todas as histórias serão contadas pela professora e também lidas pelos alunos.

* Primeira história: será contada pela professora e juntos vamos interpretar a história, traçando o perfil das personagens principais. Depois divididos em grupos os alunos farão um cartaz da história. Cada grupo vai retratar um momento da história através de desenhos e escrever com suas palavras a parte que lhes cabem.
* Segunda história: será num primeiro momento, analisada pelo título, após a conversa, cada aluno fará a leitura e comentários sobre a parte que leu.

* Terceira história: Contar a história e não dizer o fim, pedir aos alunos que em grupo, organizem um fim para a história, contar para todos; Após este momento todos fazem a leitura para saber o verdadeiro fim da história.
* Quarta história: será contada uma história e depois os alunos irão produzir um texto que conta como seria, por exemplo, se a Bela Adormecida acordasse hoje (o que não existia a cem anos atrás/ como ela viveria); ou distribuir a história aos alunos organizados em grupos. Entregar um envelope com palavras que representem objetos da modernidade. Os alunos irão ler o conto e recontar introduzindo o elemento da modernidade. Por exemplo, a história da Cinderela que tinha um telefone celular.
* Quinta história: Contar o último clássico e desafiar os alunos a fazerem o reconto ao mesmo tempo, de todas as histórias contadas durante a semana, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso de tapete, almofadas e música, preparar um ambiente propício e agradável. Colocar em um baú fantasias, acessórios e fichas com palavras que lembrem as histórias em questão. Quando todas as crianças estiverem acomodadas no tapete, a professora iniciará a história:
Era uma vez, num bosque rodeado de lindas montanhas, onde dezenas de pássaros cantavam nos galhos floridos das árvores e agitavam suas asinhas num vôo apressado na busca de frutinhas para alimentar seus filhotes a piar nos ninhos. Naquela tarde ensolarada e perfumada de primavera, debaixo de um ipê amarelo, bem ao lado de um límpido lago, encontrei...

Neste momento, a professora tira um objeto do baú e toca uma das crianças e ela, continuará a história com o objeto vindo do baú. A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto, ou a palavra sorteada na história, continuará contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta deverá dar seqüência com outro objeto. A história prossegue até que todos os objetos e palavras forem usados ou até quando as crianças permanecerem interessadas.

2ª semana: Histórias de Páscoa
* O que é Páscoa? Explicar o verdadeiro sentido da Páscoa contando a história infantil: A Ressurreição de Jesus. Num primeiro momento indagar o que as crianças sabem sobre a Páscoa. Após a leitura faremos uma roda de conversa para debatermos o assunto.
* Trabalhar os símbolos da Páscoa, juntamente com as histórias.
* Ovo: significa vida nova- Contar a história: A velhinha, a galinha e os ovos de Páscoa. Fazer a pintura de ovos cozidos, para presentear amigos, como na história.
* Coelho: significa fecundidade- Contar a história: O coelhinho que não era da Páscoa. Confeccionar uma máscara de coelhinho.
* Cordeirinho, vela, sino, girassol e peixe- Trabalhar estes símbolos com poesia. Leitura da poesia e ilustração com colagem.

3ª semana: Lendas indígenas
* Todos os dias ao final da aula contar uma lenda indígena.
- A Gruta dos Amores
- A Canoa Encantada
- A Lua e o Vento
- A Lenda da Mandioca
- A Conquista do Fogo e o Urubu Rei
* Trabalhar a cultura indígena e confeccionar na sexta-feira adereços indígenas.

4ª semana: Histórias em quadrinhos
* Num primeiro momento, será explorado o que as crianças sabem sobre histórias em quadrinhos. Quais são as preferências da turma.

* Apresentar as etapas para a criação de uma história em quadrinhos:
1- Personagens
São eles que conduzem os enredos. Os personagens têm vontades, dramas, conflitos, ironias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.
2- Balões
Criados especificamente para as histórias em quadrinhos (HQs), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento, de ira, de berro, de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem um "rabinho" em direção ao personagem falante.
3- Cenários
É nos cenários que as ações dos personagens acontecem. Há dois tipos de cenários, os internos (dentro de residências e outros prédios) e os externos (a rua, o espaço sideral, o céu)
4- Onomatopéias
São palavras ou junções de palavras que imitam a voz de animais ou ruídos de objetos.
Ex: BUUM!!! (explosão), CRI_CRI!! (grilo), TOC-TOC! (batendo à porta), TIC-TAC! (bater do relógio). Embora sejam outro elemento exclusivo da linguagem das HQs, as onomatopéias são passíveis de criação livre.

5- Recordatórios
É um tipo de balão usado especificamente para a narração. Não possuem "rabinho" em direção a personagens. Exemplos: "Enquanto isso..." e "No dia seguinte..."
6- Quadros
Eles delimitam o enquadramento das cenas de uma HQ. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necessidade da cena a ser desenhada.

* Distribuir uma história em quadrinhos sem os balões para serem desenhados pelos alunos.
* Recortar balões de fala e distribuir entre os alunos, que deverão a partir daquelas falas criar uma história em quadrinhos.

*Reconhecer em cada texto o tipo de balão que devemos usar.
Expor vários cartazes com diferentes tipos de falas;
Orientar os alunos para que eles leiam os cartazes e coloque ao lado de cada um deles o balão correspondente, questionando o seu uso.
* Contar a história do descobrimento do Brasil. Após a leitura os alunos irão recontar a história em forma de quadrinhos.
* Todos os dias os alunos levarão uma história em quadrinhos para ler em casa.


5ª semana: Trabalhar o lado artístico das crianças.

* Criança também faz arte! Dia 30/04 a partir das 15h00min
Ao final do projeto os alunos irão se expressar artisticamente em oficinas sobre o assunto estudado.


Culminância: Histórias contadas pelas professoras
Na última semana do projeto, as professoras farão em duplas, a apresentação de diferentes modalidades de histórias:

Segunda-feira 27/04: Teatro de fantoches
Terça-feira 28/04: Varal de Histórias
Quarta-feira 29/04: Poesia dramatizada
Quinta-feira 30/04: Avental de histórias
Sexta-feira 01/04: Teatro apresentado por todas as professoras.


Recursos utilizados:
Livros de literatura, histórias xerocadas, revistas em quadrinhos, tinta, folhas xerocadas com atividades, gravuras, cola, tesoura, fichas com palavras, fantoches, pincel, giz de cera, músicas, lápis de cor, papéis coloridos, objetos variados que lembrem clássicos infantis.

Selinho!!!


Olá coleguinhas me descupem pelo sumiço! Mas estou voltando muito empolgada com mais selinho!!! Obrigada Karina pelo carinho!!!