terça-feira, 26 de agosto de 2008

Versinhos das frutas!

ABACATE:
AMASSADO COM AÇÚCAR
OU ADOÇADO COM O MEL
SOU O AMIGO ABACATE
MUITO USADO EM COQUETEL

MAMÃO:
NÃO QUERO AQUI MEUS AMIGOS
COMPARAR-ME COM OS DEMAIS
MAS QUEM ME COME EVITA,
PROBLEMAS INTESTINAIS


UVA:
SOU O FRUTO DA VIDEIRA
E NUNCA VENHO SOZINHO
SOU A UVA APRECIADA
PARA QUEM GOSTA DE VINHO


PÊRA
SE ESTOU NOVA SOU VERDINHA
MADURA, SOU AMARELADA
SOU A PÊRA E QUEM ME GOSTA
DEVORA-ME E NÃO SOBRA NADA.


CAQUI:
MEU NOME É CAQUI
VERMELHINHO E SABOROSO
QUANDO ESTOU MADURINHO
SOU MUITO GOSTOSO


LARANJA:
EU ME CHAMO LARANJA
MEU SUCO FAZ MUITO BEM
VITAMINA C E SAIS MINERAIS
É O QUE ELE CONTÉM


BANANA:
MEU NOME É BANANA
TODO MUNDO GOSTA DE MIM
AMASSADINHA E MADURINHA
POIS EU FICO MUITO GOSTOSINHA


MAÇÃ:
MAÇÃ É O MEU NOME
SOU VERMELHINHA E CHEIROSA
QUEM PROVAR DESCOBRIRÁ
COMO SOU DELICIOSA

TODOS: SOMOS FRUTAS BEM GOSTOSAS
VIEMOS LÁ DO POMAR
EM SUA MESA CRIANÇADA
NUNCA PODEMOS FALTAR!



Você pode fazer um jogral ou mesmo um teatrinho com os alunos.

Cozinheiro


Você pode usar este molde para fazer a capinha do caderno de receitas dos alunos. Fica Lindo!!!

Peça para os alunos pesquisarem com as vovós receitas gostosas e saudáveis! Faça um trabalho envolvendo os alimentos e a matemática. Use as receitas para criar situações-problemas. Trabalhe o valor nutritivo de cada alimento , a origem , as quantidades, as operações... com criatividade você tem um excelente material de estudo: Receitas da Vovó!!!

Chapéu de Cozinheiro



Ele é todo feito em TNT


-um círculo de 46 cm de diâmetro de TNT na cor desejada;
- um retângulo de 60 cm por 26 cm de largura (que será dobrado ao meio e costurado, formando uma "tira" de 58cm por 12cm);
-franzir o círculo e pregá-lo à tira já pronta.
-para o fechamento use fita velcro(ou uma fitinha de cada lado).


Faça este chapeuzinho com os alunos para preparar uma das receitas do caderno de receitas que você pode montar com a turminha. Peça que eles escolham uma receita e mãos a obra. Você pode fazer também um aventalzinho de TNT.

RECEITAS NA MATEMÁTICA

Trabalhando Ciências e Matemática juntos!

A vovó Maria sempre prepara deliciosos bolinhos para o café da tarde. Vamos conhecer sua receita?

BOLINHOS DE CHUVA

Ingredientes:

4 xícaras de farinha
de trigo
2 ovos
2 colheres (das de sopa) de manteiga ou
margarina
1 xícara de açúcar
1 colher (das de sopa) de fermento em pó

Modo de preparar:

Misture todos os ingredientes e frite em óleo quente. Passe no açúcar e na canela.


Hoje, no café da tarde, metade da família não vai estar presente.
Coloque nos espaços as quantidades que vovó Maria deve usar para reduzir a receita pela metade.



_______xícaras de farinha de trigo

________ovo

_______colher (das de sopa) manteiga ou margarina

_______xícara de açúcar

_______colher (das de sopa) de fermento em pó







TORTA DE LIQUIDIFICADOR
RECHEIO: FRANGO

INGREDIENTES:

• 2 ½ Copo tipo americano de leite
• 1 ½ copo tipo americano de óleo
• 3 ovos
• ½ colher de sopa de sal
• 2 xícaras de farinha de trigo com fermento
• 2 xícaras de queijo ralado
• Manteiga para untar

Recheio:
• 2 xícaras de frango desfiado
• 1 cebola picada
• 1 tomate picado
• 1 colher de salsinha
• ½ lata de ervilha
• ½ lata de milho
• Misture tudo e tempere a gosto.

Modo de preparar:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma travessa com manteiga e trigo, coloque a metade da massa, o recheio, cubra com o restante da massa e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno por mais ou menos 40 minutos.


Vovó Maria precisa de sua ajuda!
Grife em sua receita todas às vezes que usamos um símbolo para identificar metade.

Imagine esta deliciosa torta pronta e desenhe.








ENSOPADO CREMOSO

INGREDIENTES:

• 1 kg de alcatra, cortado em cubos
• Sal e pimenta-do-reino à gosto
• 1 xícara de chá de vinagre
• 2 xícaras de chá de vinho branco
• 2 folhas de louro
• 2 colheres de sopa de azeite
• 2 cebolas cortadas em pedaços grandes
• 4 tomates sem pele e sem semente, picados
• 5 batatas médias cortadas em cubos
• 1 caixinha de creme de leite

Modo de preparar:

Deixe a carne de molho em uma marinada feita com sal, pimenta-do-reino, o vinagre, o vinho e o louro por 1 hora. Aqueça o azeite em uma panela de pressão e doure a carne aos poucos. Junte as cebolas e os tomates e refogue. Adicione uma xícara de chá de água fervente e o líquido da marinada. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos após levantar fervura. Espere sair toda a pressão, abra a panela, junte as batatas e cozinhe até que fiquem macias. Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Sirva a seguir.


Vovó Maria é craque e sempre agrada a família com este delicioso ensopado. Hoje para o jantar a família vai receber visitas e vovó Maria precisa dobrar a receita. Vamos ajudá-la?

_____Kg de alcatra, cortado em cubos

_____ xícara de chá de vinagre

_____ xícaras de chá de vinho branco

_____ folhas de louro

_____ colheres de sopa de azeite

_____ cebolas cortadas em pedaços grandes

_____ tomates sem pele e sem semente, picados

______ batatas médias cortadas em cubos

______ caixinha de creme de leite






BOLO DE AVEIA COM BANANA

½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de iogurte natural
1 xícara. (chá) de aveia
2 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
3 colheres de óleo de coco extra-virgem
3 (sopa) de sementes de linhaça
3 bananas nanicas maduras
3 ovos caipiras
Canela para polvilhar
2 colheres (sopa) mel
Em uma vasilha misture farinha de trigo integral e a aveia. Reserve. No liquidificador, coloque os ovos e bata. Acrescente o óleo de coco extra-virgem aos poucos.
Acrescente o leite, o iogurte, as sementes de linhaça, as bananas e o mel se desejar adoce. Bata um pouco mais.
Depois misture na vasilha com os ingredientes secos até formar massa homogênea.. Coloque em forma média untada com óleo de coco extra-virgem e polvilhado com farinha. Polvilhe a massa com canela em pó.
Asse em forno médio pré-aquecido: 180º.

Vamos preparar esta deliciosa receita juntos?

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Contra o tabagismo!!!

Cigarro: apague essa idéia
A escola tem papel fundamental em ajudar a acabar com o vício que mata 5 milhões de pessoas por ano
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos fumantes se iniciam no vício entre 5 e 19 anos de idade, ou seja, em idade escolar. Isso demonstra a grande responsabilidade que a escola e você, professor, têm na luta contra o tabagismo, que causa cerca de 5 milhões de mortes anualmente no mundo.
Toda criança deve aprender desde cedo os males causados pelo consumo ou pelo contato com a fumaça do cigarro. O tabagismo é a principal causa de morte evitável do planeta. Mesmo assim, a OMS calcula que um terço da população mundial adulta, isto é, 1,2 bilhão de pessoas, seja fumante. No Brasil, 200 mil mortes por ano são causadas pelo cigarro, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Em maio deste ano a OMS aprovou um tratado mundial contra o fumo, que deverá ser assinado por todos os países-membros até junho de 2004. Os signatários assumem o compromisso de tomar medidas para impor limites à propaganda e ao comércio de cigarros.
Embora a indústria do tabaco gere muito dinheiro, o vício de fumar causa perdas à economia global estimadas em 200 bilhões de dólares por ano. Esse valor, calculado por um estudo do Banco Mundial, é o resultado da soma de fatores como tratamento de doenças, morte de cidadãos em idade produtiva, aposentadoria precoce, faltas e menor rendimento no trabalho.
A criança: fumante passiva
Mesmo os não-fumantes são atingidos diariamente pelos males que o cigarro causa, inalando a fumaça produzida por outras pessoas. São os fumantes passivos. A criança é a mais atingida. A fumaça de segunda mão causa doenças como bronquite, pneumonia, asma, infecções do ouvido e a chamada "orelha colada", causa mais comum de surdez infantil.
A escola deve não só transmitir informações aos alunos, mas também atingir os pais. "Crianças e jovens têm influência fundamental para fazer os familiares fumantes deixarem o vício", diz o pneumologista Sérgio Ricardo Santos, coordenador da Prevfumo, grupo da Universidade Federal de São Paulo que combate o tabagismo e atualmente prepara um programa de treinamento de professores. "Grande parte dos adultos que conseguem largar o cigarro o faz impulsionada pela pressão dos filhos. A escola tem um papel muito importante na formação dessa meninada."
A escola contra o cigarro
Educar sobre o tabagismo é o primeiro passo para evitar o vício. Com essa convicção, o Programa Saber Saúde, do Ministério da Saúde em parceria com o Inca, já levou treinamento a mais de 10 mil escolas públicas.
O assunto deve ser entendido como questão de saúde. A Escola Estadual Luiz Gonzaga da Costa, de Campinas, interior de São Paulo, desenvolveu no primeiro semestre um projeto interdisciplinar sobre o cigarro. A iniciativa partiu da professora de Língua Portuguesa da 8ª série, Gislene Maria Cardoso, que, depois de dar à classe um resumo sobre o vício e suas conseqüências, pediu aos alunos uma pesquisa sobre o tabagismo na escola e em casa. Eles desenvolveram um questionário com perguntas como "É fumante?", "Quando começou a fumar?" e "Quantos cigarros fuma?".
O passo seguinte foi incluir os professores de Matemática para tabular as respostas. Os de Arte ajudaram a montar cartazes, expostos nos corredores da escola. E os de Ciências deram aulas sobre como o tabaco age no organismo. "O projeto deu tão certo e foi tão comentado que vamos estendê-lo às outras séries", diz a coordenadora pedagógica Edna Marchesini.
Professores que fumam
Uma lei federal de 1996 proíbe o fumo em recintos coletivos. Assim, colégios, empresas, shopping centers e outros locais precisam reservar espaços específicos para tal atividade. São os chamados fumódromos. O objetivo principal é evitar que os não-fumantes sejam afetados pelo fumo passivo. No caso das escolas, a lei serve também para evitar que professores fumantes sirvam de (mau) exemplo para os estudantes.
No projeto da Escola Luiz Gonzaga, de Campinas, alguns alunos ficaram furiosos quando descobriram, durante a pesquisa, que três dos professores eram fumantes. A coordenação da escola decidiu usá-los como exemplo a não ser seguido pela garotada. "O depoimento sincero desses três profissionais sobre como é difícil largar o vício serviu como um alerta mais contundente do que se as mesmas explicações sobre o assunto tivessem sido dadas por alguém que não fuma ou por um médico", diz a coordenadora Edna Marchesini.
Os males do fumo
O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão; 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema; 40% dos casos de bronquite crônica; 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio; 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero) e 25% das doenças vasculares (entre elas derrame cerebral). Fumar um maço de cigarros por dia durante mais de dez anos rouba, em média, cinco anos de vida.
Plano de aula
Um tema multidisciplinar

O doutor Sérgio Ricardo Santos, do Prevfumo, aconselha os professores a não saturar os alunos com campanhas antitabagistas. "Quanto mais leve e bem-humorado for o tratamento dado ao tema, melhor." Outra constatação do Prevfumo é que não adianta tentar "assustar" as crianças com dados sobre doenças que podem surgir depois de 30 anos de vício. "Ninguém está preocupado com o futuro distante." Segundo ele, você obterá melhores resultados se usar dados sobre os prejuízos à capacidade física e à estética, como perda de fôlego e amarelamento dos dentes. Veja a seguir algumas dicas de como o assunto pode ser abordado em diversas disciplinas.
Em Língua Portuguesa, um bom exercício é pedir que os estudantes pesquisem sobre o assunto e escrevam um texto sobre os males do cigarro. Cada um pode escolher um personagem relacionado ao tema (fumante, ex-fumante, médico) e desenvolver um texto na forma de depoimento, entrevista, narrativa etc. Instigue-os com perguntas como: "De quem é o interesse em que as pessoas continuem fumando?" e "O que leva alguém a começar a fumar?"
Em Ciências, vale a pena demonstrar o caminho da fumaça e das substâncias químicas no organismo. Peça que todos pesquisem que doenças são originadas pelo uso do tabaco.
E em Matemática a dica é usar as estatísticas para fazer cálculos demonstrativos da gravidade dos problemas causados pelo cigarro. Por exemplo, se o fumo causa 5 milhões de mortes por ano, quantas serão as vítimas em dez anos, 15 e 20 anos.

Creditos: Revista Nova Escola

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Folclore!!!





Dia 22 de agosto é Dia do Folclore!

Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore. Assim como a crença que agosto é o mês do cachorro louco é parte de nosso folclore, todos esses monstrengos aí de cima também são. (Aliás, monstrengo é o que não falta em folclore!).

Folclore é a cultura do popular e cada povo tem o seu — o Brasil tem o seu, a China tem o dela, a Austrália, o Japão... Tudo que aparece do povo sem ninguém saber de onde veio é folclore: as danças populares, as lendas, remédios, músicas... Porque nada no folclore tem autor — o autor é uma porção de gente, é o povo inteiro! Dá para imaginar quanta coisa não sai daí?

Sai mesmo muita coisa, tanto que tem gente que só estuda o folclore. E no Brasil a coisa fica ainda mais rica, porque tem folclore de índio, de português e de africano misturado! E como nosso país é muito grande, é difícil achar dois lugares com o mesmo tipo de folclore: se tem uma mesma lenda em dois lugares, as duas versões não vão ser iguaizinhas. É como se fosse um telefone sem fio tamanho-família: uma lenda ou costume vai passando de boca em boca, e mudando... por isso dizem que "Quem conta um conto aumenta um ponto!"

DIA DE SACI, BOITATÁ, MULA-SEM-CABEÇA...

Bumba-meu-Boi, o boi de mil nomes...

Só de nome esse boi está cheio! Quer ver? No Recife se chama Boi-Calemba; no Amazonas, Maranhão e Pará, Boi-Bumbá; em Alagoas, Folguedo-do-boi... e esses são só alguns nomes! (Dá para qualquer boi ficar confuso.) Bumba quer dizer "Bate!Chifra!"

É uma festa muito popular no Norte e Nordeste do Brasil. O boi nasce em uma festa, morre em outra e ressuscita na última. Calma, não precisa ficar com pena dele. Não é um boi de verdade. É uma fantasia de boi toda enfeitada de fitas coloridas, e embaixo dela fica um dançador. Acompanhando o dançador vão pessoas vestidas de vaqueiros e gente de todo tipo, com roupas coloridas, cantando e dançando pelas ruas, indo de casa em casa. O Boi é uma mistura dos folclores africano, indígena e português! As festas acontecem de novembro até 6 de janeiro, o Dia de Reis.


Boitatá, a Cobra de fogo

Ou Batatá, Baitatá, Biatatá, Bitatá, Batatal... O nome é indígena e quer dizer "cobra de fogo". E é justamente o que ela é. Contam que certa vez houve uma grande enchente e todos os bichos morreram, menos a cobra.

Quando a água baixou, era tanta comida que ela até ficou fresca: só queria comer os olhos dos bichos, porque eram mais molinhos (é meio nojento, mas a lenda é assim).


Foi comendo tanto olho, tanto olho, que sua pele ficou transparente e ela virou uma cobra de luz! Virou o Boitatá. Dizem que o Boitatá persegue quem faz queimadas nas matas, e se você correr — babau! Lá vai ela atrás.






Curupira, o Protetor dos bichos

É um anão, de cabelo vermelho, os pés virados para trás e os calcanhares para a frente. Pode ser pequeno, mas é um danado: ele protege as matas e os bichos dos caçadores, e é bem mau com eles: faz esquecerem o caminho e ficarem perdidos da silva no meio da floresta, bate neles, faz com que desapareçam... e como tem os pés virados para trás, quando os caçadores acham que ele está indo, ele está é voltando. Ou será o contrário?




Boto, o pai dos filhos sem pai

Filho que ninguém sabe de quem é, é filho do Boto. É o que se diz no Norte do Brasil. O boto é um golfinho do rio Amazonas. Ele é um Don Juan de lá: quando a noite cai, ele sai do rio e vai para as festas paquerar as moças bonitas. E como não é bobo, ele não vai na forma de boto, porque senão ia matar as pobres moças do coração! Ele se transforma num rapaz bonito, alto, forte, grande dançador e bebedor (adora uma cachaça). Mas tudo tem seu prazo, e antes da madrugada ele tem de voltar para o rio, porque senão ele vira boto de novo... fora da água. Já viu que lá todo mundo desconfia dos moços bonitos que aparecem sem aviso nas festas e saem antes do amanhecer... Pudera!



Saci-Pererê, o brincalhão

Esse você conhece do Sítio do Pica-pau Amarelo. É um negrinho de uma perna só, com uma carapuça (gorro) vermelha na cabeça, que lhe dá poderes mágicos.


É muito esperto e adora fazer traquinagens. Uma das suas preferidas é dar nó em crina de cavalo, depois de lhe dar uma canseira das boas, fazendo o bicho correr a noite inteira. Ele gosta de aprontar com as pessoas também: apaga o lampião, faz queimar a comida no fogo, espanta quem viaja sozinho... É um levado da breca.



Mula-sem-cabeça, a mulher do padre

Diz a lenda que mulheres que saem com padres viram mula-sem-cabeça na noite de quinta para sexta-feira. Ela sai galopando por aí, assombrando os pobres seres que cruzam seu caminho. Lança fogo pelas narinas e pela boca.

Suas patas são de ferro, por isso ela pode galopar à vontade sem gastar os cascos. Como se não bastasse, fica relinchando a noite inteira e não deixa ninguém dormir. Para acabar o feitiço, alguém tem de ter a coragem de ir até ela e tirar o freio de ferro que ela leva nos dentes (dizem que ela não tem cabeça, mas tem boca, dentes e narinas). Haja coragem de enfrentar um bicho desses!


Gritador, o duende do vale de S. Francisco

Diz a lenda que o Gritador, ou Zé-Capiongo, vive gritando dentro da noite. Dizem que ele é a alma de um vaqueiro que desrespeitou a Sexta-Feira da Paixão (quando os vaqueiros têm de ficar quietinhos), saiu para campear seu gado e nunca mais voltou. Virou assombração.

Hoje vive gritando no mato, campeando uma boiada invisível que nem ele. O Gritador costuma gritar mais à noite, mas não tem hora para infernizar os outros: dizem que até ao meio-dia ele fica lá gritando no mato, assombrando quem passa, assustando a bicharada.

E essas histórias entraram por uma porta, saíram pela outra... e quem quiser que conte outra!

Créditos: Canal Kids

Folclore


VAMOS APRENDER BRINCANDO!!!

Atividades para trabalhar folclore



VOCÊ SABE O QUE É FOLCLORE?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

JÁ OUVIU ALGUMA HISTÓRIA SOBRE LENDAS? QUAL? _____________________________________________________________________________________


VAMOS OUVIR UMA LENDA BEM FAMOSA:
O saci Pererê
Diz a lenda que o Saci-Pererê é um negrinho, baixinho, com uma perna só e que usa uma carapaça vermelha na cabeça que lhe dá poderes mágicos como aparecer e desaparecer em qualquer lugar e um cachimbo na boca.
O Saci-Pererê entra nas casas dos moradores, põe açúcar nas comidas, apaga o fogo, faz cócegas nas galinhas, irrita os cachorros solta os cavalos, assusta os viajantes, e muitas outras safadezas.
Diz a crença popular que o Saci Pererê surge de redemoinhos de vento e não atravessa riachos e que para se livrarem do danadinho, carregam fumo e cachaça para dar-lhe de presente e torcem para que o mesmo vá embora.
Os meninos que eram filhos das escravas com os senhores, abandonados nas matas, morriam pagões, e, por isso, viravam sacis.
Pinte de azul, as palavras ditadas pela sua professora:

Aprendendo um pouco mais...
Vocês sabiam que o Saci Pererê é a nossa lenda que melhor demonstra a união das nossas raças?
No inicio, os índios o conheciam como Yaci-Yaterê! Era um índio de uma perna só.
Quando os negros escravos ouviram a história, fizeram algumas modificações...
E ele virou “Saci”, era negro e tinha cachimbo...
Daí, os negros contaram para os portugueses...
E como os portugueses, naquela época, usavam gorro vermelho, colocaram um na cabeça do saci e ele virou Saci Pererê!
Fonte: Você sabia Turma da Mônica nº3
Como você imagina um Saci Índio? Desenhe-o no espaço abaixo:







Complete as frases:
1. Diz o ditado popular que pegar em uma..................................................quando está chovendo, atrai raios.
2. Apague sempre a....................................................................quando sair do quarto.
3. Tomei uma.................................................................................de chá de camomila.
4. Mamãe usa a........................................................................para cortar legumes.
5. Em briga de marido e mulher, ninguém mete a......................................................
6. Diz à lenda que o Saci perde seus poderes se for aprisionado em uma.......................
7. Tomei suco de goiaba da.......................................................................de vidro.
8. Deixe sempre a................................................do vaso abaixada para evitar doenças.
9. Camila calçou a.........................................................................e saiu para passear.
10. Pintei meu desenho com................................................................................azul.



Veja agora alguns ditados populares
"Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje."
- "Aquilo que os olhos não vêem o coração não sente."
- "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando."
- "Tempo é dinheiro."
- "Não há bem que sempre dure, nem mal que sempre ature"."
- "Quem semeia vento, colhe tempestade."
"Macaco velho não bota a mão em cumbuca."
- "Pior cego é o que não quer ver."
-“Passar embaixo de escada dá azar!”


Represente através de desenho o ditado popular abaixo:

- "Quem não tem cão, caça com gato."




Parlendas: são versos infantis com rimas, criados para divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira e podem ser brincadas para trabalhar ritmo, memória e socialização.
Hoje é sábado
Pé de quiabo
Amanhã é domingo
Pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Chifra a gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo.
Agora é sua vez. Escreva a parlenda “Hoje é domingo”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Cantigas folclóricas

Esta rua tem um bosque

Esta rua, esta rua tem um bosque,
Que se chama que se chama Solidão
Dentro dele, dentro dele mora um anjo
Que roubou que roubou meu coração.
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
Tu roubaste, tu roubaste o meu também
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque, é porque te quero bem!

Escreva uma frase com a palavra bosque.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva dentro do coração o nome de cinco pessoas que você quer bem.




Trava línguas: são frases que têm a finalidade de desenvolver uma boa dicção, principalmente para pessoas que têm dificuldades em articular as palavras corretamente.

- A fiandeira fia a farda do filho do feitor Felício.
- O peito do pé de Pedro é preto.
- O pinto pia, a pia pinga, quanto mais o pinto pia, mais a pia pinga.
- Vento veloz e vingativo varre a Várzea com violência voraz.
- O rato roeu a roupa do Rei de Roma a rainha com raiva resolveu
remendar.
- Três pratos de trigo para três tigres tristes.
Escreva o trava línguas solicitado pela sua professora:
......................................................................................................................................................................................................................................
Agora complete os trava- línguas abaixo:
a)Um ....................................de trigo para o. .....................................

b)O ............................roeu a roupa do ...............................de Roma.
c) Quanto mais o .................................pia mais a pia pinga.

d)Olha o ...........................................dentro do saco.
O saco com ............................................dentro.
O saco batendo papo e o papo do ......................................soltando vento.

Continue a parlenda:
Lá em cima do piano
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________




Adivinhações:

O que é o que é?

1)Que quanto mais cresce menos se vê?

(escuridão)

2)Quem fica cheio de boca para baixo, e vazio de boca para cima?



3) Que cai em pé e corre deitada?



4)Que parte e reparte e fica sempre do mesmo tamanho?
__________________________________________________________________


5) Tem cabeça e não é gente, tem dente e não é pente?
_______________________________________________________________


6)Pula pro ar, dá um estouro e vira pelo avesso.
_________________________________________________________________

7)Quem morre em pé?
__________________________________________________________________

8)Anda com os pés na cabeça?
_____________________________________________________________________________
9)Dorme em pé e anda deitado?
______________________________________________________________________
Desenhe a resposta da pergunta 2.



OBJETIVOS:Conhecer trava-línguas e pronunciá-los;
Interpretar enunciados de problemas;

Treinar as quatro operações;
1)O rei de Roma possuía 98 roupas reais. O rato Riovaldo Ribeiro roeu 63 roupas reais. Quantas roupas reais não foram roídas pelo rato Riovaldo Ribeiro?



Resposta:____________________________________________________________________________________________________________________________

2)Em um trigal havia 333 tigres tristes. 133 eram fêmeas quantos eram os tigres tristes machos?


R:________________________________________________________________________________________________________________________________

3)Num ninho de mafagafos havia 89 mafagafinhos. O desmafagafizador desmafagafizou 37 mafagafinhos. Quantos mafagafinhos restaram no ninho de mafagafos?



R:_______________________________________________________________________________________________________________________________


Faça um grafico coma sua turminha das lendas folcloricas :

Saci Lobisomem Curupira Negrinho do Pastoreio Iara Boitatá A Gralha Azul

1) Qual lenda é a mais conhecida?
-------------------------------------------------------------------------------------

2) Qual é a menos conhecida pela classe?
-------------------------------------------------------------------------------------

3) Qual delas você gosta mais? Por quê?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Receitas típicas

Bolo cremoso de fubá.

1 xícara de (chá) de fubá1 xícara de chá de farinha
4 xícaras de (chá) de leite
3 xícaras de (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
4 ovos separados
1 pires de queijo ralado
1 colher (sopa) de fermento
Modo de fazer
Bata as claras em neve. Misture todos os ingredientes e, por último, as claras em neve, mexendo suavemente.
Coloque em uma forma untada e leve ao forno médio até que, ao espetar um palito, este saia limpo.

Desenhe o bolo aqui e os ingredientes.





Agora os alunos podem responder:
1. Quanto gastaríamos para essa receita?
_____________________________________________________
2. E se fizéssemos três receitas?
______________________________________________________
3. E se fizéssemos uma receita e meia, quanto gastaríamos?
_______________________________________________________________


Vamos fazer uma lista de lendas que nós já ouvimos falar:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual delas você gostou mais? Desenhe-a aqui.

Créditos: Estas atividades eu baixei do blog Cantinho Alternativo

domingo, 10 de agosto de 2008

Feliz dia dos Pais!!!


Mensagem aos Pais

A vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado. A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado. A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.
Amamos vocês!

Um beijo especial para meu pai lindo! Que me ensinou a ser a pessoa que sou hoje. Que mostrou o caminho correto, que me ensinou que as vezes ser honesta , ter caracter, ter valores é ser visto por muitos como ser bobo, mas que apesar de tudo vale a pena. Vale a pena ser fiel a seus principios, vale a pena acreditar que podemos fazer um mundo melhor! Vale a pena fazer a sua parte! Não importa o que os outros pensem ou façam. Ele me ensinou: Faça a sua parte!!!
Tenho muito orgulho do pai que tenho. Um homem de caracter, integro, digno, amigo, carinhoso, enfim o melhor pai do mundo!!!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Campanha da Amizade!



Atenção! Novas Regras para a Campanha da Amizade!

INSTRUÇÕES:

Pegue o selo no Gospel Gifs, ofereça este selo a 5 blogs que vc não conhece, procure um blog que tenha um assunto que vc se identifique e que esteja atualizado, de preferencia aqueles blogs recentes, e visite cada um deles avisando da nomeação. Se vc foi nomeado por alguém, passe adiante e visite os outros blogs que foram nomeados junto com vc. Ao repassar a campanha, pode copiar o texto acima ou criar o seu próprio texto. O importante é não esquecer de avisar onde se encontra o selo e de nomear os seus 5 blogs amigos.


Ofereço o selinho da campanha da amizade de agosto para minhas coleguinhas:

http://cantinholudicodagre.blogspot.com
http://cirandinha-adriana.blogspot.com
http://profsandrapedagogainfantil.blogspot.com
http://tiadetediadia.blogspot.com
http://encantoinfantil.blogspot.com

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Selo Destaque Campanha Da Amizade




Obrigada Carla pelo Selo Destaque do mês de agosto!

Obrigada Pai!

Obrigado, pai Pela vida!
Pela coberta que me aquece
Pelo teto que me abriga
Por tua presença amiga

Obrigado, pai
pelos doces
Pelos presentes,
Pelos passeios na praça

Obrigado, pai
pelo suor na fronte
E pelos braços cansados
No final da jornada
Para que nada me faltasse
Obrigado, pai
Pelas noites em claro
Quando o dinheiro não deu
E mesmo assim,
Nunca nos abandonaste

Porque me castigaste
Quando eu estava errado
E por tentar me mostrar
O caminho da verdade
Obrigado, pai
Por tantas vezes que abdicaste
Teus sonhos para realizar os meus
E abriste mão das tuas vontades
Para realizar meus caprichos.

Obrigado, pai
Porque tu existes!
Porque és meu pai,
E porque toda tarde,
voltas pra casa.



Papai
Papai, quero dar-lhe um abraço
Meu eterno campeão
Das lutas da vida e do cansaço
Você está em meu coração.

Papai, você é tão alto!
Adoro calçar seu sapato!
- Meu filho, vem cá! - Você me chama.
Adoro vestir seu pijama!

Papai, você é meu amigo
Herói que vence o perigo
Sua coragem me espanta
Seu amor me encanta.

Rosângela Trajano

domingo, 3 de agosto de 2008

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Dia dos Pais!

Música:

Amigo Velho
Um passarinho me acordou cedinho
cantando lindo que nem rouxinol
e o céu sorrindo azul
azul limpinho
abriu caminho pra passar o sol
Um dia lindo com todas as cores
o arco-íris garantiu que sai
e o bem-te-vi disse que viu as flores
vindo enfeitar o dia do papai
Amigo velho
Eu queria falar
Meu velho amigo
Foi tão bom te encontrar
Amigo velho
Eu te amo demais
Meu velho amigo
Todo dia é dos pais
Eu convidei o gato
E o cachorro
Nem um amigo
Vai poder faltar
Super-herói, também
Tarzan e o Zorro
E o pererê não vai poder mancar
Vai ter pelada
E muita brincadeira
Toda alegria vem nos visitar
Queria tanto
Que esta festa inteira
Fosse um presente
Pra poder te dar.
Amigo velho
Eu queria falar
Meu velho amigo
Foi tão bom te encontrar
Amigo velho
Eu te amo demais
Meu velho amigo
Todo dia é dos pais
(Turma do Balão Mágico)